As discussões e o temor mundial envolvendo as chamadas superbactérias ou bactérias multirresistentes, que são aquelas que se tornaram resistentes a vários antibióticos, causam risco para saúde humana e animal, já que dentre as bactérias temos várias que causam infecções em pets e seres humanos. A preocupação é tanta que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que a resistência aos antibióticos é hoje uma das maiores ameaças globais, podendo afetar qualquer pessoa e pets, de qualquer idade, em qualquer país.
Para alertar as pessoas a necessidade de entender que a resistência das bactérias aos antibióticos ocorre naturalmente, mas o uso indiscriminado, irracional e/ou excessivo de antimicrobianos, tanto em humanos como em animais, é uma das causas subjacentes mais importantes, o médico-veterinário, doutor em Ciências Veterinárias pela UFPR e professor da Pós-Graduação da Faculdade Qualittas, Harald Fernando Vicente de Brito, aponta dicas para evitar essa proliferação em seu artigo veiculado nas mídias no Sul, como nas rádios CBN Joinville e Joven Pan de Florianópolis, além do renomado jornal Bem Paraná.
No artigo, o especialista aponta um estudo realizado na Europa, em 2020 pela conceituada Revista Antibiotics, mostrou que mais de 80% dos antibióticos de amplo espectro importantes para a medicina são usados no tratamento de cães e gatos. Além disso, uma outra pesquisa, publicada no mesmo periódico e realizada na Índia, em 2022, constatou que mais de 70% dos médico-veterinários prescrevem antibióticos de acordo com sua experiência pessoal, sem se basear em culturas bacterianas e antibiogramas (exames que identificam a bactéria e testam a quais antibióticos essas bactérias são sensíveis ou resistentes). E no Brasil isso pode ser ainda pior. Brito explica que assim como nos dois estudos mencionados acima, por aqui também são utilizados na medicina veterinária diversas bases antibióticas usadas na medicina e percebe que a maioria dos veterinários também prescrevem estes medicamentos com base em suas experiências pessoais.
Se interessou pelo tema? Leia o artigo na íntegra, acesse os links:
https://www.nsctotal.com.br/veiculos/cbn-joinville
https://jovempan.com.br/afiliada/floripa-fm
Vale lembrar que a Faculdade Qualittas conta com diversos cursos de Pós-Graduação em Medicina Veterinária. Para saber mais, acesse nosso site www.qualittas.com.br
Qualittas, há 21 anos, a verdadeira referência!