PapoVet traz especial sobre aves de rapina

Visão incrível, audição aguçada, olfato nem tão bom assim, bicos fortes, pontiagudos e curvos, garras potentes e no formato de acordo com a presa a se capturar. Sem dúvida, essas são características muito peculiares e que diferenciam as aves de rapina, tema do próximo PapoVet que acontecerá no dia 19 de janeiro, às 20 horas (horário de Brasília), com o Professor e Mestre Jeferson Rocha Pires.

Com o tema “Clínica Médica e Cirúrgica de Rapinantes”, o programa do Instituto Qualittas é transmitido ao vivo, online e gratuito, por meio do canal no Youtube, e tem como proposta orientar quanto aos princípios básicos para a manutenção e recuperação das habilidades referentes à caça das presas e voos dessas aves. Afinal, os rapinantes são carnívoros e caçadores e precisam estar com toda integridade física para executar bem suas ações. No caso dos médicos-veterinários que desejam atender este público, é de extrema importância conhecer o protocolo básico de manejo desses animais para o atendimento clínico, bem como os cuidados quanto ao ambiente, exames clínicos, nutrição, hidratação, entre outros assuntos a serem abordados no programa ao vivo.

Para participar do PapoVet sobre rapinantes é necessário se inscrever pelo site da Qualittas e acessar o link enviado via e-mail no dia e horário do programa. Ele será transmitido ao vivo e não estará disponível no YouTube após a transmissão. Mas também há a possibilidade de acompanhar as explicações do Professor Jeferson Rocha Pires diretamente do anfiteatro do Instituto Qualittas em Campinas/SP. Para isso, basta se inscrever com o agente da Qualittas, Álvaro Monteiro, por meio do e-mail agentequalittas8@gmail.com.br ou pelos telefones (19) 9 8250-8266 / 9 8780-8509.

O Palestrante

prof-jeferson-piresProfessor Jeferson Rocha Pires possui graduação em Medicina Veterinária (2004) e em Biologia (2010) pela Universidade Estácio. Pós-Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens pelo Instituto Qualittas. Mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2008). É cirurgião de animais selvagens em diversas clínicas do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da disciplina de Vertebrados e de Patologia em Aves, atuando principalmente em cirurgia, aves, répteis, animais selvagens, e é responsável pelo Centro de Recuperação de Fauna da Universidade Estácio. É docente e coordenador da especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens e Exóticos e coordenador do núcleo do Rio de Janeiro nos cursos de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e Ortopedia do Instituto Qualittas.