As doenças periodontais são muito comuns nos atendimentos de cães em clínicas veterinárias e, dentre elas, a gengivite acomete cerca de 80% dos cães adultos, principalmente os de pequeno porte. E a consequência de uma enfermidade como essa pode ser o comprometimento da capacidade de alimentação dos animais, acarretando, inclusive, em anorexia, pois o cão sentirá dor ao apreender, mastigar ou deglutir, fazendo com que ele rejeite o alimento.
Por isso, é de extrema importância que os tutores dos pets fiquem atentos aos sintomas e encaminhem ao médico-veterinário caso percebam alguns deles. Os sintomas da gengivite são halitose, que é o mau hálito, odor desagradável que pode ser causada principalmente pela higiene bucal deficiente e presença de placa bacteriana; disfagia, dificuldade de deglutição, isto é, o animal faz muito esforço ou não consegue ingerir o alimento; ptialismo, que é salivação excessiva do cão.
Para prevenir, é recomendado que os tutores estejam sempre atentos a boa saúde oral dos cães e uma das maneiras é oferecendo alimentos específicos e que auxiliam nisso, com conteúdo nutricional, textura, consistência e forma ideais para que ocorra a limpeza das superfícies dentárias. No mercado pet é possível encontrar snacks formulados com hexametafosfato de sódio, que impedem a mineralização da placa bacteriana em cálculo, como também as próprias rações, que estimulam a mastigação e limpeza dos dentes.
(Fonte: Total Alimentos)