Férias escolares, feriados e finais de semana são épocas do ano no qual os tutores, quando saem para viajar com a família, se preocupam com o bem-estar de seus animais de estimação e buscam por um ambiente que receba seus pets para não ficarem sozinhos em casa. Neste caso, quando há muita procura por hospedagem de animais de estimação, uma boa estrutura pode render um próspero empreendimento.

Um hotel para animais domésticos é um empreendimento que oferece serviços de hospedagem para pets como negócio principal. Assim como um hotel para pessoas, outros serviços podem ser agregados. Alguns estabelecimentos já possuem acomodações com suítes privadas, camas em plataformas, transmissão de programas para os pets, espaços específicos de lazer, com piscina e área de agility, serviços de higiene e beleza, entre outros. Tudo isso para amenizar o sofrimento dos animais durante a ausência do dono e, principalmente, tranquilizar os tutores, assegurando que seus bichinhos estão sendo bem cuidados na estadia.

Para ingressar nesse tipo de negócio, deve-se gostar muito de animais e ter prazer em lidar com pessoas, já que é importante lembrar que os serviços são oferecidos para os cães, mas quem paga a conta são seus donos, que constantemente buscam serviços de qualidade para seus animais de estimação.

As metrópoles brasileiras, assim como muitas outras cidades do mundo, têm observado, principalmente nas últimas décadas, transformações significativas em seu perfil demográfico e nos hábitos de sua população. Elas vão desde o crescimento do número de casais sem filhos, o aumento de domicílios habitados por uma só pessoa e, até mesmo, as diminuições do tamanho das residências. Essas transformações contribuíram para o aumento de lares com cães, assim como a busca por serviços que auxiliem os donos desses animais. O crescente status dos animais de estimação disparou uma onda sem precedentes de ofertas criativas de produtos e serviços. Foi-se o tempo em que o mercado se resumia a brinquedos de pelúcia e bolas de borracha.

Atualmente, os donos não poupam esforços em proporcionar para seus bichinhos artigos de luxo como carne orgânica, petiscos vegetarianos, refeições gourmet, vestidos caninos de alta costura, coleiras de pérolas, pingentes de ouro, sapatinhos, banheiros internos, perfumes, medicamentos para depressão ou ansiedade, psicoterapias, planos de saúde animal, cirurgias de alta complexidade e cosméticos.

Para alguns tutores, não há limites para satisfazer os “desejos de seus animais” – o que, na verdade, representam as expectativas e vontades de seus próprios donos. Milhares de reais são gastos no mercado pet todos os anos. Esse mercado não se restringe apenas a cães e gatos.

Nota-se uma corrida para adaptar os produtos e serviços tipicamente humanos aos animais de estimação. Essa “humanização dos pets” cria a percepção de que eles possuem problemas e demandas humanas, como ansiedade, depressão e necessidade de status. Milhares de pequenos empreendedores estão farejando oportunidades neste efervescente segmento. Um negócio que pode ser lucrativo é o de hotel para animais domésticos, ou pet hotel, que substituiu os antigos canis.

Contudo, se bem gerenciado, pode-se concluir que o investimento no ramo de hotelaria para animais domésticos pode ser um negócio “bom pra cachorro”.