Por Erica Carricondo

•Resumo•
A homeopatia é uma ciência complexa e objetiva, desenvolvida por Hahnemman (1796), e faz parte da Medicina Complementar e Alternativa (MCA), definida pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa (1998), não considerada parte da medicina convencional. Trata-se do uso da similaridade entre os sintomas do paciente e os sintomas provocados pelo elemento não diluído, para se obter a cura. Apesar de muito utilizada, há uma grande tendência de se acreditar que equivale ao efeito placebo, por dificuldade de repetir experimentalmente seus efeitos, ou por não encontrar evidências moleculares mensuráveis. Porém, essa medicina, dentro de sua complexidade, considera uma série de classes sintomatológicas para definir uma medicação simillium, até então ignorada pela comunidade científica.

•Introdução•
A homeopatia é uma ciência complexa quanto aos seus conceitos e filosofia, porém muito objetiva quando tem seus parâmetros de avaliação bem definidos. Foi criada e desenvolvida há 200 anos, pelo médico e químico Hahnemman, que provou trazer a cura através da similaridade entre os sintomas do paciente, e os sintomas provocados pelo elemento não diluído1 . Apesar de muito utilizada, há uma grande tendência de se acreditar que equivale ao efeito placebo, por dificuldade de repetir experimentalmente seus efeitos, ou por não encontrar evidências moleculares mensuráveis. Porém, essa medicina, dentro de sua complexidade, considera uma série de classes sintomatológicas para definir uma medicação simillium, até então ignorada pela comunidade científica1 .

Esse artigo foi cedido gentilmente pelo nosso parceiro Vet Smart e pode ser consultado na íntegra por veterinários e estudantes no site www.vetsmart.com.br .

vet smart + qualittas