da redação
O Instituto Qualittas – referência em pós-graduação – através de seu Departamento de Ciências Agrárias, Energia e Meio Ambiente (AGRONN), criou uma parceria com o renomado engenheiro Afrânio Comparato (atuou na Elekeiroz, Dow Chemical, Bayer, BASF e Rhodia) para desenvolver cursos de especialização e aperfeiçoamento no ramo petroquímico.
O objetivo principal desta parceria é preparar profissionais para trabalhar em projetos ligados às ações pré-sal do governo federal. O aluno terá a oportunidade de entender o ambiente de operações, os sistemas envolvidos nele e as ferramentas que auxiliam na efetividade da procura, definição e avaliação dos profissionais que irão apontar se a operação de extração será viável ou não em determinado poço.
De acordo com o coordenador do projeto, Ricardo G. M. Monteiro, esta iniciativa da Qualittas é um investimento que irá suprir a carência de profissionais da área causada pela grande movimentação do segmento petrolífero. “Ele (o segmento) ocupa hoje um papel extremamente relevante na economia mundial e nacional e ainda é carente de opções de atualização e aperfeiçoamento aos poucos profissionais, não só atualmente no mercado, como – e principalmente – aos que estão prestes a entrar nele”, explica.
Os conteúdos programáticos foram desenvolvidos através de análise das principais e atuais necessidades do setor ligadas à especialização de técnicos e ocupantes de cargos executivos. A partir disso, os conteúdos programáticos foram desenvolvidos, montou-se a equipe de docentes e a logística referentes aos locais onde os cursos serão oferecidos foi estabelecida. Um exemplo disso é o novo curso de pós-graduação em Exploração e Produção de Petróleo e Aditivos, no qual é fornecido um conhecimento uniforme da aplicação de químicos de produção de petróleo a engenheiros, químicos, cientistas, gerentes técnicos e de negócios, entre outros profissionais da área. Além disso, o curso ainda aborda informações importantes direcionadas a profissionais de marketing ligados ao segmento. O curso será ministrado no Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP e Paulínia, na região metropolitana de Campinas/SP.
Pré-sal no interior paulista
Foi divulgado no último dia 15 de março que o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI-Tec), localizado em Campinas, irá receber duas grandes empresas com investimentos de R$15 milhões por parte do Ministério de Ciência e Tecnologia. A Petrobras, uma das empresas envolvidas, irá instalar um Centro de Tecnologias de Engenharia de Poço, enquanto a outra – cujo nome ainda não foi divulgado – irá atuar na área de logística reversa, com a reciclagem de eletrônicos.